Hoje vamos ao sul dos EUA, mais precisamente em Key West na Florida e falaremos um pouco sobre o belíssimo farol WhiteHeads Point.
Construído de tijolos e em forma cônica no ano 1849, o Whiteheads Point não foi o primeiro por aqui, antes dele e em um lugar próximo havia uma torre de 20 metros que foi construída em 1825 o qual foi destruído em um grande furacão conhecido como Grade Havana em outubro de 1846.
Em 1858 a luz do farol de Key West recebeu uma Lente Fresnel desenvolvida na Franca, a qual falarei a respeito dessas lentes em outro post.
Como a cidade de Key West cresceu em torno do Farol, estava na hora da torre crescer e após várias intervenções e reformas no farol, fez com que ele ficasse mais alto, chegando a 30 metros acima do nível do mar.
Em 1990 o Farol foi aberto como museu e a estrutura é mantida em condições tão limpas quanto quando era mantida pelos Guardiões Faloeiros que subiam as escadas todos os dias para limpar e abastecer as lâmpadas, especialmente a de Barbara Mabrity, que assumiu o comando depois que o marido morreu, em 1832. Ela cuidava das lâmpadas durante os 32 anos. até os 82 anos, ela foi demitida por fazer declarações contra a União, que controlava Key West e o farol durante a Guerra Civil. Quando um furacão destruiu a estação da luz em 1846, Barbara Mabrity sobreviveu, mas seis de seus filhos foram mortos depois que a família procurou abrigo na torre.
Em como a de Willain Bethel que de vários posso citar o fato do que aconteceu durante o furacão de 1907, quando Bethel subiu no topo da casa para limpar as calhas da forte chuva e tragicamente caiu do telhado inclinado, ferindo suas costas e ficando confinado na cama por vários meses. Bethel faleceu no ano seguinte, a sua esposa se tornou a guardiã do Farol.
O farol de key West é aberto a visitação das 9:30 as 16:30, é um passeio imperdível e os 88 degraus de ferro até o deck de observação que oferece vistas espetaculares revela uma completa de toda a cidade. Este é o 15* farol (sobrevivente) mais antigo dos Estados Unidos.
Gustavo Malta de Amorim - Guga Malta Photography
Comments